Blog

Além do ambiental: Conheça os benefícios sociais e econômicos da Reciclagem de Vidro

por Massfix, 25 de junho de 2021

(Foto: Reprodução)

Anualmente, o Brasil gera cerca de 80 milhões de toneladas de lixo por ano, onde apenas 4% dessa quantidade é reciclada. De acordo com os dados divulgados em 2020 pela Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), foram desperdiçados aproximadamente 12 milhões de toneladas de produtos recicláveis deixadas em locais inapropriados no último ano. Dessa quantidade, cerca de 1 milhão de toneladas de vidro não puderam ser recuperadas devido ao descarte incorreto.

Quando descartado na natureza, o vidro pode levar até 1 milhão de anos para se decompor. O desperdício não para só por nesse ponto, já que o reaproveitamento desse material traz inúmeros benefícios além de ecológicos, como econômicos e sociais. As embalagens podem ser reutilizadas para produzir novos produtos, o que gera um consumo menor de energia e diminuição de partículas de CO2 emitidas na atmosfera.

Também é possível reduzir o custo da coleta urbana quando se tem menos vidro no lixo comum, além de aumentar a vida útil de aterros sanitários. Os processos de coleta e reaproveitamento de vidro gera oportunidades de emprego e geração de renda para a parte mais carente da população.

A reciclagem é um desafio que envolve melhorias em todas as etapas desse processo, passando pela separação adequada dentro de estabelecimentos comerciais e casas até o acesso à coleta e logística. O presidente-executivo da Abividro, Lucien Belmonte comenta:
“Entendemos que todas as ações que impulsionem de alguma forma o reaproveitamento do vidro são bem-vindas e nevessárias, pois diminuir a geração do lixo é responsabilidade da sociedade como um todo. O vidro é um material sustentável, produzido com matéria-prima da natureza. Não apresenta perdas em seu processo de reciclagem, apenas benefícios para a cadeira produtiva e para o meio ambiente”.

Veja algumas dicas de como contribuir para o descarte correto do vidro:
• Lembre-se sempre de não misturar os cacos com outros materiais, como terra, pedras, cerâmicas, louça, plástico e metais (tampas de garrafas). Esses materiais podem acabar contaminando e danificando o vidro para a reciclagem.
• Os vidros que podem ser aproveitado são: garrafas de suco, cerveja e outros tipos de bebida; cacos de vidro em geral; frascos de remédios e perfumes; potes de alimentos; vidros de janelas; pratos, tigelas e copos; vidros planos e lisos em geral.
• Para destinar o vidro para a coleta seletiva, separe seus cacos em sacolas grossas ou caixas de papelão, embalados em jornais para não machucar quem for manusear o material.
• Caso não haja coleta seletva para a sua casa/condomínio, procure pontos de coleta ou de entrega voluntária próximos a você.

Fonte: O Estado