Blog

Reciclagem de resíduos: uma vantagem para os negócios

por Massfix, 20 de Fevereiro de 2018
vidros

 

A especialidade em coletar e descartar materiais utilizados pelas indústrias

O Brasil produz 78,6 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano, montante que aumentou 29% nos últimos dez anos, cinco vezes mais do que a taxa de crescimento populacional do período, de 6%. Em momentos de crise, em que grandes companhias buscam cortar custos e otimizar suas operações, há empreendedores se mobilizando para atender à demanda de descarte de indústrias.

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), a exploração do mercado de lixo no País é incipiente, ainda que o segmento cresça 10% ao ano, em média, o valor agregado que se atribui aos resíduos no Brasil ainda é baixo. A percepção é de que esses materiais não têm mais valor, o que justificaria a falta de cuidados com descarte e separação.

No entanto, empresas como a Massfix, ajudam indústrias a encontrar maneiras de praticar o reuso de insumos. Para que esse mercado cresça ainda mais em nosso país é preciso criar uma consciência de reutilização entre as indústrias brasileiras, hoje a maior parte do mercado de reciclagem é movimentada pelas multinacionais, que costumam cobrar de suas filiais mundiais a adoção de políticas sustentáveis, como a política nacional ainda está em discussão e a consciência da separação ainda não é forte por aqui, é fundamental que as empresas enxerguem o potencial econômico e sustentável que as ações possuem.